quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Poder ou Autoridade? A escolhe é sua.

Acabei de ler o livro “O Monge e o Executivo” e vi definições de poder e autoridade que me fizeram pensar no que realmente algumas pessoas tem e no que eu desejo ter e, principalmente, em como ser. Aí vão elas:



Poder: é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.


Autoridade: é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

Diante destas definições sobre poder e autoridade pensei em algumas pessoas que marcaram a história e qual tipo de influência exerceram sobre os outros e principalmente, como foram.
Vamos pensar desde o começo do mundo. Moisés e Davi, líderes, heróis na fé que usaram da autoridade para guiarem o povo de Israel, autoridade que o Deus todo poderoso concedeu a eles. Já Hamsés, rei do Egito, usou de poder sobre os israelitas para os escravizar por tanto tempo. O poder resolve, mas na história vemos que a autoridade sempre fala mais alto.
Você não precisa ser um líder para ter autoridade, você precisa ter caráter, ser influente, mas como? Servindo. Exatamente, servindo. Mas, como um líder tem que servir? É simples, você tem que agir e se comportar com todos da maneira como você quer que todos lhe tratem. É necessário que um líder supra todas as necessidades básicas de seu liderado. Isso é servir. Foi isso que Moisés e Davi fizeram, serviram em primeiro lugar as necessidades do povo. E, quando precisou foram servidos, por pura e simples influência e não porque obrigaram o povo a serví-los.

Ok, Matheus, isso se encaixa, mas lá atrás, hoje ninguém mais consegue isso. Tem certeza? O que dizer então de Mandela?! Um presidente que primeiro serviu ao invés de ser servido. Ele perdoou todos os líderes e pessoas que apoiavam o apartheid, reformulou as leis sul-africanas, deu autonomia ao povo. Ou seja, ele primeiro serviu ao povo para ser servido. Era uma autoridade mesmo dentro de uma prisão por mais de 20 anos.

Agora, vamos ao maior exemplo de todos os tempos. Jesus Cristo. Ele sim, foi o grande líder, que usou de autoridade, que serviu. Cristo sim, Ele tem influência até hoje, usa de Sua autoridade até hoje, porque é e sempre será o único Deus vivo. Sua influência na história é tão grande que dividimos o tempo e a própria história em a.C e d.C., ou seja, antes e depois de Cristo. Seus ensinamentos não têm limites, não há religião que negue que Ele foi um grande líder, mesmo sem nenhum posto de líder, seja como imperador ou sumo sacerdote. Ele foi um israelita que cativou e conquistou as pessoas através de sua palavra, influência e serviço, principalmente serviço. Ele atendeu às necessidades de todos, curou os enfermos, acalmou e amparou os necessitados, deu uma palavra viva e eficaz a todos os povos e prestou o maior serviço que alguém poderia prestar para nós. Ele morreu por nós, deu Seu sangue para nos dar uma nova chance e uma nova vida. Foi Ele quem arrancou as chaves da morte das mãos do inferno. É Ele quem já derrotou o inimigo e é o nosso intermediador com o Pai.
Será que não vale a pena seguir os passos de Cristo, se tornar alguém como Ele. Lógico, o dom de liderar não são todos que tem, mas viver uma vida de retidão e serviço todos podem ter, basta decidir e escolher seguir ao Mestre.

Poder ou autoridade? Qual você quer ter? Eu já escolhi.



Matheus Longo

Nenhum comentário:

Postar um comentário